Quem sou eu

Brazil
Professor de História Ligado em cultura em geral Músico amador nas horas de folga Antenado em política Música: Rock'n Roll, Heavy Metal, Jazz, MPB, Música Erudita e Clássica, Rock Progressivo e outros estilos que tenham qualidade de forma e conteúdo. Cinema: Todos os gêneros, mas com restrições aos hollywoodianos. Livros: Todos, menos esoterismo

sexta-feira, 7 de maio de 2010

NEANDERTAL ou SAPIENS? EIS A QUESTÃO!

Pois muito bem, ontem à noite, uma notícia me chamou muito a atenção. Por isso vou deixar no final desse texto o endereço da página contendo mais informações sobre o assunto, e provavelmente vou também deixar o link ao lado para que possam acessá-lo.

Se trata da descoberta da presença de DNA Neandertal correndo em nossas veias - homo sapiens sapiens. E por que tal notícia chama tanta a atenção? Sendo eu um professor de história, sou especialmente interessado, mas principalmente pelo fato de durante décadas existir a dúvida de se o homem de Neandertal foi extinto em genocídios praticados pelos Sapiens ou se fora absorvido por este último em um processo de miscigenação racial.

Os resultados dessa pesquisa parecem ter colocado um ponto final nessa questão! Os Sapiens e os Neandertal não fizeram guerra, fizeram amor!

Mas existe outra questão, aliás, existem várias por trás dessa descoberta, mas uma em especial é bastante irônica! Esse resultado fere de morte teorias, ou melhor, pseudo teorias sobre uma pretensa e hipotética "pureza" racial tão propalada por alguns segmentos da sociedade européia e também norte-americana! Temos DNA de uma raça menos evoluída em nossa cadeia genética! E o que é mais interessante é o fato de que se ainda existem pessoas preocupadas com essa bobagem de pureza racial ou algum tipo de superioridade racial, vai ter de engolir o fato de que os Sapiens mais puros são os africanos! Pois não tiveram contato direto com o Neandertal! Que ironia! Dei boas risadas ontem à noite às custas dessa notícia e também da idiotice de teoria racial que os europeus (sei que não são todos, mas ainda tem gente pensando assim!) sempre pretenderam defender!

Portanto, o que fica é que somos todos irmãos, fazemos parte de uma grande família: a dos SERES HUMANOS! E que tem parentesco muito mais próximo do que muita gente imagina com todas as outras formas de vida em nosso planeta! Somos uma grande comunidade! Comunidade essa esquecida por aqueles que mais deveriam percebê-la, ou seja, nós mesmos! Pois somos a parte mais consciente do planeta mas ainda não o somos suficientemente para entender essa evidência! 

Viva a ciência!

Mais informações:  
http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/genoma+prova+cruzamento+entre+neandertal+e+o+homem/n1237611455194.html

Um comentário:

  1. Rômulo, beleza? Passei na UNIFAL e na UFJF pra História, alguma dica de onde ir? Eu sei que a UNIFAL no ranking ta na frente da UFJF e tem mto investimento lá, contrataram professora de história da Africa e tal. Juiz de Fora é mais tradicional, mas só fama não adianta né. haha, meio confuso.. responde ae. xD
    e-mail: safe.luiz@hotmail.com

    ResponderExcluir