Quem sou eu

Brazil
Professor de História Ligado em cultura em geral Músico amador nas horas de folga Antenado em política Música: Rock'n Roll, Heavy Metal, Jazz, MPB, Música Erudita e Clássica, Rock Progressivo e outros estilos que tenham qualidade de forma e conteúdo. Cinema: Todos os gêneros, mas com restrições aos hollywoodianos. Livros: Todos, menos esoterismo

sexta-feira, 11 de junho de 2010

ROÇA'n ROLL

Neste fim de semana acontece em Varginha um dos maiores festivais de Rock e Metal do Brasil. Se trata do "Roça'n Roll", que já está virando uma tradição em festivais direcionados para o Rock e o Heavy Metal.

Quem agora lê estas linhas deve estar pensando o porquê dessa postagem. Não se trata de publicidade gratuita, mas sim um ato de apoio. 

Explico: o que ocorre no Brasil, e não deve ser exclusividade de nosso país pelo que vejo por aí, é uma tremenda massificação cultural, ditada pelos grandes veículos de comunicação. 

Grandes emissoras, sejam elas escritas, faladas ou televisivas, imprimem em todo o país uma única visão de mundo, da política, da economia e também de cultura, fazendo com que pareça que o país é um monobloco

Por exemplo, quantas vezes mostram a música sertaneja como "o som do Brasil"?! E isso acontece com outros estilos tidos como representantes da cultura musical do país, como se só existisse isso, como se a cultura nacional fosse apenas samba, pagode, axé e sertanejo. Não sei se você que agora lê esse texto vai se espantar, mas a cultura nacional tem muito mais a oferecer do que os estilos musicais acima citados. Aqui temos o baião, o xote, a congada, folia de reis, frevo, a guitarrada, a lambada, o forró pé-de-serra, e tantos outros estilos regionais que se misturam, interagem e se transformam em outros estilos, e, também temos rock e heavy metal, com todas as vertentes possíveis. Mas a grande mídia simplesmente ignora todas essas manifestações culturais, pensando logicamente apenas na grana que irá ganhar.

Vivemos num país em que as comunicações são dominadas por 5 famílias, que cresceram muito durante a ditadura militar (1964 - 1985) ou nos primeiros anos da democracia, sempre movidas por favores políticos. E nesse estado de coisas, o que acaba desaparecendo é uma coisa chamada democracia. Pois democracia é uma ideia que não se aplica somente à política. A ideia de democracia se aplica à questões econômicas, sociais e também culturais, só que essa democracia está sufocada no campo da cultura no Brasil. A grande mídia impõe modas e comportamentos comprometida somente com seus interesses econômicos particulares, ou seja, só importa aquilo que virtualmete possa gerar grandes lucros. E o gosto musical de quem não gosta de samba, pagode e etc... ? Como fica? E a pluralidade cultural, como fica? O desenvolvimento cultural de um povo não pode ser tratado como um monobloco, como se só existisse um pensamento, uma ideia, um gosto musical!

Entendem? Estou divulgando o Roça'n Roll neste espaço por defender a democracia cultural. Sei que isso por si só não vai mudar o mundo, mas pelo menos aqueles que porventura se dispuserem a ler este blogueiro de primeira viagem, saberão ou se lembrarão de que o Brasil é muito mais do que aquilo que se mostra na TV ou o que se ouve nas rádios!

O Rock e o Heavy Metal movimenta milhões de reais, mobiliza milhões de pessoas no Brasil, mas é solenemente ignorado pela grande imprensa!

Fica aqui registrado o meu protesto contra a falta de democracia cultural e também a divulgação desse evento que traz atrações nacionais e internacionais de alto nível, e que por isso é uma oportunidade imperdível para quem curte os estilos propostos no festival, e uma boa pedida para quem mesmo não sendo fã, quer ver algo diferente daquilo que se vê e ouve todos os dias!

Tá dada a dica e aguardo seus comentários! Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário