Quem sou eu

Brazil
Professor de História Ligado em cultura em geral Músico amador nas horas de folga Antenado em política Música: Rock'n Roll, Heavy Metal, Jazz, MPB, Música Erudita e Clássica, Rock Progressivo e outros estilos que tenham qualidade de forma e conteúdo. Cinema: Todos os gêneros, mas com restrições aos hollywoodianos. Livros: Todos, menos esoterismo

sábado, 17 de julho de 2010

LUTO NA MÚSICA BRASILEIRA

  Pois é,... infelizmente um dia todos nós temos que partir desse mundo.... ou felizmente vai saber!!! Mas o sentido da palavra "infelizmente" é mais real para nós que ficamos pra trás e muitas vezes privados do talento, da amizade, do carinho ou da simples presença de uma pessoa que se vai. 

E quando isso acontece com pessoas que possuem um grande talento e com ele conseguiram construir uma obra de qualidade e que por isso mesmo marca a alma de todos nós, a perda se torna ainda mais dolorosa.

Estou falando do falecimento do músico PAULO MOURA que partiu dessa vida no último dia 15, e deixou uma obra de valor incalculável, tocando, compondo com os principais nomes da música brasileira, fosse atuando na famigerada MPB ou na música instrumental.

O texto abaixo foi retirado do site IG, que resume sua obra e vida:

Paulista de São José do Rio Preto, onde nasceu em 15 de julho de 1932, Moura era considerado um dos maiores instrumentistas da música brasileira. Ganhou seu primeiro clarinete aos 8 anos e aos 11 anos começou a acompanhar o conjunto de seu pai em bailes populares. Tocou com grandes nomes como Ary Barroso, Tom Jobim, Elis Regina, Paulinho da Viola, Elis Regina e Marisa Monte. Também acompanhou astros internacionais como Lena Horn, Cab Calloway, Nat King Cole, Ella Fitzgerald, Cannonball Adderley, Sammy Davis Jr e Marlene Dietrich. Com mais de 40 discos lançados, ele ganhou o Grammy em 2000 por seu disco “Pixinguinha: Paulo Moura e os Batutas”.

Eu estou aproveitando esse espaço para fazer um pouco de justiça a alguns nomes importantes da nossa arte e da nossa cultura que normalmente não aparecem na grande mídia e por isso são muito pouco conhecidos!

Eu posso até não ser um grande conhecedor da obra de alguns nomes que porventura apareçam por aqui,mas pelo simples fato de conhecer alguma coisa e reconhecer o talento, a qualidade e arte genuína de alguns desses artistas, me sinto na obrigação de compartilhar tal conhecimento com o objetivo de contribuir para que, quem sabe, um dia nosso país possa ter uma cultura mais rica, diversificada e reconhecida pela sociedade!

Grande abraço a todos, e caso se interessem, busquem conhecer a obra de Paulo Moura,... tenho certeza de que não se arrependerão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário