Dia desses em sala de aula com meus alunos o assunto acabou caindo em política, quando falei da necessidade de que todos procurassem participar mais. Nesse momento, alguns alunos questionaram sobre a mania do povo brasileiro sempre reclamar e não fazer nada. Porém, notei neste tipo de comentário um certo ar de conformismo, no sentido de que deveríamos nos acostumar com o que temos e parar de reclamar ou então simplesmente ir embora do país.
Quando percebi que existia tal clima, intervi no debate procurando esclarecer que podemos sim participar, aliás, devemos! A propósito, o assunto em sala de aula era "impostos", pois eu estava explicando as causas da Revolução Pernambucana de 1817, cujo uma delas era justamente a alta de impostos provocada pela presença da Corte Real Portuguesa no Brasil.
Também aleguei que foi por causa da pressão popular que o Congresso Nacional tinha aprovado a "Lei da Ficha Limpa", pois não fosse esta pressão a lei não teria prosperado.
Como sabemos, nosso país vem passando por mudanças, mas tem problemas acumulados por séculos de governos elitistas e que exigem transformações mais profundas e rápidas do que estamos tendo ultimamente. Mas estas mudanças ou transformações só ocorrerão mediante a participação do povo no processo político! Não existe no momento outra via. Sabe-se que essa participação é dificultada, violada e violentada muitas vezes, uma vez que interesses particulares se sobrepõe aos da população, mas isso não deve servir de desculpas para nosso comodismo. Temos que estar vigilantes e procurar sempre que possível participar.
Uma arma poderosa que possuímos é a internet. A Câmara dos Deputados e dos Senadores possuem sites oficiais onde todos, eu disse todos, podem acompanhar a tramitação de projetos de lei e também apoiar ou repudiar os mesmos.
Por isso, deixo a seguir os links para que tanto meus alunos quanto qualquer leitor possa acessar esses sites e fazer seu papel na história de nosso país. Melhor do que ficar só reclamando ou simplesmente aceitar o que já está aí!
Abraço a todos e até o próximo post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário