Quem sou eu

Brazil
Professor de História Ligado em cultura em geral Músico amador nas horas de folga Antenado em política Música: Rock'n Roll, Heavy Metal, Jazz, MPB, Música Erudita e Clássica, Rock Progressivo e outros estilos que tenham qualidade de forma e conteúdo. Cinema: Todos os gêneros, mas com restrições aos hollywoodianos. Livros: Todos, menos esoterismo

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

WIKILEAKS

Depois de muito tempo sem postar em meu blog retorno para falar sobre um assunto global: O Wikileaks.

Mas antes creio ser no mínimo respeitoso explicar minha ausência de meu próprio blog. Como sabem, ou acredito saberem, sou professor de história e trabalho em duas escolas. Nesta época do ano, fim de período escolar, as atividades e obrigações de um professor são aumentadas em quase 100%! Assim, sobra muito pouco tempo para outras coisas que também são importantes, como estudar, ler, e.... escrever! No último caso, é totalmente importante o tempo, a calma e o estado de espírito concentrado, sem os quais, corre-se o risco de o texto ficar mais mal escrito do que poderia ser! Então, não quis arriscar! Preferi voltar a escrever aqui quando sobrasse um pouco mais de tempo!
Dito isso, vamos ao assunto em pauta.  Todo esse bafá fá sobre o site conhecido como WIKILEAKS, pode parecer para muitos algo sem muito importância, mas não é!

O que vem sendo divulgado por esse site, pelo menos pra mim, não assusta. Digo isso porque já sei o quanto, ou pelo menos imagino, pois pode ser muito mais que imagino!; os governos do mundo inteiro mentem descaradamente para o povo no mundo todo e o tempo todo!
Nicolo Maquiaveli (1469 - 1527), escritor florentino, filósofo e diplomata, já tinha deixado bem claro em sua obra mais famosa - O Príncipe (1513), que tipos de artimanhas se valem os políticos e governantes para se manterem no poder! Ao contrário do que muitos pensam, Maquiavel não era defensor do absolutismo político e da falta de ética na política, mas sim um defensor do poder centralizado como forma de se evitar a sedição e o desgoverno e da visão pragmática que um político deve ter no atingimento do objetivo maior da política que é o bem da sociedade, e lógico, ser prático muitas vezes requer que o governante faça vistas grossas à questões éticas pessoais, mas não políticas!

O que quero dizer é que Maquiavel a uns quinhentos anos atrás já tinha entendido como funcionava a política, e assim, podemos considerar que seu livro acima citado é também uma denúncia do que fazem os políticos para conquistar e manter o poder!

No mundo de hoje, e como sempre na história, a política tem deixado de lado as questões éticas pessoais e também políticas, se esquecendo do bem maior que deveriam proteger, qual seja, o bem da sociedade!
No mundo neoliberal, tão defendido pelos EUA e seus aliados, e preconizado pela famigerada Escola de Chicago, não se fala mais em bem da sociedade, mas sim em bem das empresas, dos negócios e da economia. Nada contra elas, mas estes não devem ser os objetivos principais do Estado. Mas num mundo onde as empresas são "megas", elas acabam por suplantar o Estado e fazer dele um servo de seus interesses. E o povo? E a sociedade? Ninguém vota para presidente da Coca-Cola, nem da General Motors e nem de outra empresa qualquer, mas são elas que controlam os governos, que por sua vez mentem descaradamente dizendo estar na defesa dos interesses da sociedade quando na verdade estão defendendo apenas seus cargos e regalias e os interesses das multinacionais!

Então o que pensar do WIKILEAKS e de seu criador, o australiano Juan Assange? Pra mim, essa acusação da polícia sueca de que ele teria cometido crimes sexuais neste país, me cheira a intriga internacional daqueles governos que querem continuar mentindo para o povo e que farão de tudo para tirar do ar esse site, que agora vai se tornar um dos maiores símbolos da, até agora, única mídia livre do mundo que é a internet!

Muitas pessoas estão correndo em socorro de Juan Assage no mundo todo, não porque gostam dele, mas porque não querem abrir mão dessa ferramenta de liberdade poderosa que é a internet!

Em outros posts, eu tenho defendido a opinião de que a mídia de uma forma geral é tendenciosa e na maioria das vezes distorce os fatos para se publicar aquilo que lhe é mais conveniente. Uma das possibilidades de nos libertarmos da ditadura da mídia capitalista é a internet, em espaços como este blog e tantos outros e em sites como o WIKILEAKS.

Fiquemos atentos, alertas e informados para que não sejamos tão facilmente manipulados!

Abraço a todos!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário