Quem sou eu

Brazil
Professor de História Ligado em cultura em geral Músico amador nas horas de folga Antenado em política Música: Rock'n Roll, Heavy Metal, Jazz, MPB, Música Erudita e Clássica, Rock Progressivo e outros estilos que tenham qualidade de forma e conteúdo. Cinema: Todos os gêneros, mas com restrições aos hollywoodianos. Livros: Todos, menos esoterismo

quarta-feira, 8 de junho de 2011

BELO MONTE: Mais um golpe contra o meio ambiente!

Nós, pobres mortais eleitores, muito pouco ficamos sabendo de todas as falcatruas e maracutáias de nossos "deuses" governantes, por isso é tão difícil formar uma opinião segura sobre vários fatos da vida de nossa pátria amada.

O problema em questão é a construção da Usina de Belo Monte, que parece ser uma saída necessária para a demanda de energia que um país em crescimento como o Brasil gera. Quanto a isso creio que poucos discordam, mas o grande problema é o impacto que tal obra irá causar. Todas as obras causam impacto, mas ao que parece, mais uma vez!, as medidas compensatórias e preventivas não foram tomadas!

E não é só essa a questão, também devemos questionar se não existem outras alternativas menos impactantes!
E digo mais, devemos questionar essa coisa que chamamos de "progresso" e "crescimento econômico" que vem destruindo nosso planeta!

O sistema capitalista só funciona na base do consumo, diria eu, do consumismo! Tal fato gera uma demanda infinita de bens e de energia num planeta finito e de recursos limitados,... eis aí a grande contradição desse sistema! Ele tem outras contradições, mas essa é urgente e latente! Não é por acaso que nenhum governante ou empresário de ponta em nosso mundo ousa falar em planejamento familiar, ou ainda em redução do crescimento da população do planeta, pois isso significaria diminuir o consumo e consequentemente destruir o sistema capitalista.

Mas como se pode notar, o fim do capitalismo é uma questão de tempo, só nos resta saber como será o fim dessa história!

Reflita, questione e procure agir!

Abaixo deixo alguns itens que devem ser levados em consideração por nós, pobres mortais eleitores, que iremos custear tal obra com nosso suado dinheirinho para depois pagarmos uma das contas de energia mais caras do mundo!
E fiquem atentos aos links que deixarei na coluna ao lado e que remetem a sites que tratam desta questão!

Um grande abraço a todos meus seguidores e leitores!
  • Construir a usina destruirá 400.000 acres de floresta tropical Amazônica - um desastre para animais, plantas, e pessoas que dependem desse ecossistema sensível para viver
  • 40% dos requisitos em saúde, educação, saneamento e proteção às terras indígenas não estão sendo garantidos pelo consórcio Norte Energia S.A. (NESA)
  • Violência e especulação de terras cresceram nos últimos meses enquanto saúde, educação e saneamento são escassos na área de Belo Monte
  • Nós devemos impedir Belo Monte agora, antes que o povo caiapó tome medidas desesperadas e arrisque suas vidas por causa da usina de Belo Monte

Nenhum comentário:

Postar um comentário