Quem sou eu

Brazil
Professor de História Ligado em cultura em geral Músico amador nas horas de folga Antenado em política Música: Rock'n Roll, Heavy Metal, Jazz, MPB, Música Erudita e Clássica, Rock Progressivo e outros estilos que tenham qualidade de forma e conteúdo. Cinema: Todos os gêneros, mas com restrições aos hollywoodianos. Livros: Todos, menos esoterismo

quarta-feira, 19 de junho de 2013

MANIFESTAÇÕES: Uma luz no Fim do Túnel!

O Brasil tomado de assalto por um movimento inesperado. Manifestações em várias cidades. O estopim foi o preço das passagens de ônibus em algumas capitais. Mas tudo indica que não é só isso!

Eu gostaria de esperar um pouco mais, ler um pouco mais para poder entender melhor tudo que tem acontecido nos últimos dias, mas isso resultaria em perder o feeling.

Pra quem pode se lembrar das Diretas-Já no início da década de 80 do século passado, do impeachment de Collor do início dos anos 90, sente que ainda há esperanças em nosso país!

 Confesso que já não alimentava muitas esperanças, pois o mau caratismo de nossos políticos, que já nem demonstram vergonha ao defenderem seus privilégios e suas atuações parlamentares claramente voltadas para o benefício próprio; a inércia do povo diante de tantos absurdos, estavam me deixando completamente desanimado.

E creio não estar sozinho nesse caldeirão de sentimentos, onde se misturam esperança, um pouco de nostalgia, renovação de energias para lutar, um nó na garganta por tanto tempo calado... enfim.
 
O povo se cansou de tanta barbaridade! Violência explodindo em todas as partes; o número de viciados em drogas, especialmente o crack, só aumentando; a maioria absoluta da população contra a criminalidade infantil protegida por uma lei que, supostamente, protege a infância; os gastos descabidos com estádios de futebol realizados com dinheiro público e que depois serão entregues à particulares que não gastaram um tostão para a construção dos mesmos, num país que urge e grita por mais hospitais, por melhores salários para professores e médicos, por mais estradas e ferrovias..... ufa! É muita coisa que vem sendo empurrada goela abaixo do povo, que já vinha se manifestando pelas redes sociais, por emails, muitos deles enviados aos parlamentares, que por sua vez ignoravam solenemente os clamores do povo!

Calcularam mal a passividade do povo brasileiro!

Vou participar de todos os manifestos que puder e espero que esse movimento, esse mote de não aceitar absurdos, de se indignar, de ir para as ruas, não pare por aqui, que vire sim, uma cultura, um hábito, para que os nossos políticos, que até agora acreditavam que o povo não reagia a nada, e que por isso podiam fazer tudo que quisessem, comecem a dar mais atenção ao clamor popular.

Espero também, que esse movimento se organize e que possa assim, criar uma pauta de reivindicações e que as mesmas se transformem em projetos de lei através da iniciativa popular, prevista em Constituição, que por sinal, gerou a "Lei da Ficha Limpa", todos esses desejos do povo!

Chega de corrupção - Vamos pressionar o Congresso por uma reforma política séria, que nunca saiu do papel!

Chega de desvio do dinheiro público - Vamos exigir que se faça uma reforma administrativa que evite esses desvios e que crie punições severas e imediatas aos responsáveis (vamos lembrar que ninguém, até hoje, foi preso pelas obras superfaturadas do Panamericano de 2007, contando inclusive com estádio de futebol já caindo por causa de obras mal feitas!)

Chega de achacar o povo com uma carga tributária estratosférica e injusta - Vamos cobrar, já, uma reforma tributária que desonere o trabalho, o empreendedorismo, a cultura, a educação e cobre mais de atividades especulativas e de grandes fortunas (que, neste último caso, tem previsão constitucional, porém, nunca foi realizada!).

Chega de projetos mirabolantes, que via de regra nunca resultam em alguma coisa aproveitável - vamos exigir um projeto de educação que eleve o nível da cultura e da educação do povo brasileiro no qual os professores ganhem um salário digno!

Chega de leis demagógicas que ignorem o fato social(aqui estou falando do ECA e de outras tantas leis semelhantes!) defendendo causas somente para que, eles, os políticos, apareçam bem na foto, desprezando, por exemplo, a violência praticada por menores com a cobertura da lei!

Como se nota, a lista de coisas que precisam ser mudadas no país, é grande! E olha que eu nem falei de tudo aqui!

Daí a necessidade da continuidade desse movimento de protestos e de sua organização.

   Esse momento histórico merece ainda mais comentários, mas para que o post não se torne demasiado longo, e acho que já está,vou parar por aqui, mas com a promessa de que voltarei a comentar o fato e apresentar também algumas sugestões!

Envie seu comentário! Ele é importante para que eu saiba se estou afinado com meus leitores!

Abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário